segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Confusão entre o nomes de dois ilustres militares : TOMÉ PINTO e TOMÉ FALCÃO


Há algum tempo um Camarada que não tenho o prazer de conhecer fez uma correção num post do meu blog CC 115 confundindo os nomes dos dois ilustres militares, sugerindo que eu quereria dizer TOMÉ PINTO onde referia TOMÉ FALCÃO.
Lamento Caro Camarada, mas não tem razão: esclareço que são dois militares distintos, e que ambos foram meus comandantes, portanto estou em ótimas condições para poder esclarecer: O Tomé Falcão, (Alípio Emílio Tomé Falcão), foi meu Comandante na Companhia de Caçadores 115, mobilizada em 
1961 pela Escola Prática de Infantaria, (Mafra); o Tomé Pinto é mais novo e foi Comandante Geral da GNR, mas muito mais tarde, onde  eu também me encontrava.
Espero ter sido suficientemente claro

A CC 115 no ALTO ZAMBEZE

E já lá vão 57 anos!!!
Que será feito daqueles alunos que frequentaram a "Escola da Tropa", primeiro debaixo de uma árvore, depois numa construção de adobos de barro e capim, coberta de capim à  Moda local, para abrigar as crianças das chuvas que ali são muito intensas até fazerem transbordar as águas do  Grande Rio Zambeze.
Se alguém vir este blog e tiver alguma memória desse tempo, ficaria muito contente se comentasse este post e dissesse qualquer coisa sobre esses tempos que não esquecerei jamais.
Agora tenho um abacateiro no meu quintal com 6 (seis) belas pêras-abacate e outras árvores, nomeadamente palmeiras,(sikas), que me fazem reviver esses tempos.

O Abacateiro plantado há cerca de cinco ano e que agora tem mais de cinco metros de altura e tem este ano 6, (seis) abacates
Esta é uma palmeira (SIKA) que está muito bonita.