terça-feira, 28 de julho de 2009

48º Aniversário do Embarque da CC 115- Encontro de ex-combatentes (continuação)

Após a concentração em Tábua e visita ao monumento erigido e dedicado aos militares do concelho mortos nas guerras de África, dirigimo-nos para o Museu do Pão, em Seia, passando antes pela freguesia do nosso Anfitrião, Américo P. Alves, Vereador da Câmara de Tábua.
Depois de um lauto aperitivo no Centro Social da freguesia, onde a acção do Américo Alves está bem patente e documentada para a história por uma placa alusiva de reconhecimento pela dedicação e esforço de trabalho para o bem estar de todos os sócios e gentes da freguesia, seguimos directamente, pela "Estrada Real", (Estrada da Beira), na direcção de Seia, onde chegámos já perto das 14 horas.

A chegada à cidade de Seia é muito simpática, mas o Museu do Pão é difícil de alcançar, sobretudo para quem, como a maior parte de nós, já fez os "69"! Devido ao acidentado da zona, os autocarros não chegam ao interior nem à porta do complexo turístico/artesanal. Largam os passageiros a cerca de duzentos metros de distância que tem de ser vencida com pernas que já palmilharam muito e pedem descanso. Mas lá fomos e chegámos.

Entrados, instalámo-nos numa "mezanine" com vista para a encosta da grande serra, (Serra da Estrela), e sobranceira ao salão repleto de turistas e passantes.

O repasto, bem servido, (abundante e bem confeccionado, como convinha a ex-militares), foi degustado com alegria, em amena cavaqueira, relembrando mais uma vez situações passadas na guerra, cujas memórias já vão ficando muito longínquas. Por isso estes encontros são muito úteis para que essas vivências se vão prolongando no tempo.

Houve intervenções de alguns convivas que saudaram os camaradas, mas o mais expressivo, como de costume foi o nosso "vate" Furriel Coelho, que em tom muito inflamado de patriotismo, declamou uma quadras qe compôs expressamente dedicadas a este dia e encontro.

Composição heróico-poética apresentada pelo Furriel Coelho

A terminar e depois de brindados com lembranças especialmente relativas à Câmara Municipal de Tábua, onde o dinâmico Américo Pegado Alves é Vereador, teve lugar a partilha do "Bolo de Aniversário" de que se seguem duas fotos.



Depois do bolo bem regado com generoso espumante e de todos brindarem por longa vida e recordando os ausentes, começaram as despedidas.

Infelizmente, porque o tempo não permitiu, não pudemos visitar em pormenor o Museu do Pão, limitando-nos a ver o aspecto exterior e o Complexo Turístico serrano. Porque o comboio para Lisboa não espera tivémos de nos aligeirar e seguir directamente para a estação de Tábua, local de embarque.

1 comentário:

Filipe disse...

Bom dia!
Gostaria de saber quando e onde é que se vai realizar o almoço de confraternização da companhia?
Grato pela atenção e disponibilidade...

Filipe Ferreira