segunda-feira, 7 de abril de 2008

Colaboração do Camarada Vítor Hugo Simões Sá

BREVE HISTÓRIA DAS REUNIÕES DE CONFRATERNIZAÇÃO DE EX-COMBATENTES, PARTICIPADAS POR ELEMENTOS DA COMPANHIA DE CAÇADORES 115:

Em 23 de Junho de 1991 realizou-se o primeiro encontro do B.Caç. 114, organizado pela C.Caç. 117 e a qual compareceram alguns ex-combatentes da Companhia de Caçadores 115. O programa desse convívio foi o seguinte: concentração na estação ferroviária de Devesas (Gaia), visita a uma cave de Vinho do Porto, missa celebrada pelo Padre Carlos Mesquita (Capelão do Batalhão), seguindo-se um almoço no Restaurante Sebastião Alfaiate, em Coimbrões.

O primeiro encontro dos ex-combatentes da Companhia de Caçadores 115, teve lugar em Sines no dia 28 de Maio de 1994, ou seja, 33 anos depois da data do embarque para Angola.

No dia 27 de Maio de 1995, em Mafra, na Escola Prática de Infantaria, celebrou-se a segunda reunião de confraternização da “cento e quinze”, cujo programa da respectiva convocatória previa: cerimónia na porta de armas da EPI para ser prestada homenagem aos mortos da Companhia, seguindo-se uma visita à Escola, celebração de missa e almoço nas próprias instalações da EPI. Da parte da tarde, procedeu-se à distribuição de lembranças e realizou-se uma exposição de fotografias e exibição de vídeos do 1º. Encontro em Sines.

Sensivelmente um ano depois, ou seja, em 9 de Junho de 1996, realizou-se em Aveiro o terceiro encontro da C.Caç. 115.

Em 27 de Maio de 2001, por ocasião do 40º. Aniversário, realizou-se nova reunião de confraternização do Batalhão, que teve lugar no Complexo D. Nuno, Boleiros, Fátima, na qual participaram 46 elementos da C.Caç. 115 e respectivos acompanhantes, no total de 98 pessoas.

No ano de 2002, foi resolvido realizar novamente em Sines a reunião de confraternização dos ex-combatentes da C.Caç. 115, a qual teve lugar no dia 25 de Maio. Nesse convívio compareceram 29 camaradas e 28 acompanhantes.

O encontro do 42º. Aniversário realizou-se em São Pedro do Sul, no dia 31 de Maio de 2003. O programa desta confraternização foi o seguinte: concentração em frente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, romagem à campa de um camarada no cemitério local, visita aos Balneários das Termas e, finalmente, almoço na Albergaria Nossa Senhora da Saúde. Estiveram presentes 65 pessoas.

Em 2004 foi decidido comemorar o 43º. Aniversário nos Açores. Assim, o nosso grupo composto de 28 pessoas visitou, no período de 26 a 30 de Maio, as ilhas de São Miguel e Terceira.

Na chegada ao Aeroporto de Ponta Delgada fomos recebidos efusivamente pelo nosso companheiro açoriano “Furriel San-Bento”.

O almoço de confraternização realizou-se nas Furnas, no Hotel Terra Nostra e teve como ementa o célebre cozido da caldeira. Nesse almoço juntaram-se aos visitantes o camarada João San-Bento, esposa e filho, que, com muita amizade, ofereceram o bolo comemorativo.

Nesta viagem, que reportamos de muito agradável, tivemos oportunidade de visitar os locais mais emblemáticos da maravilhosa Ilha de São Miguel.

Na Ilha Terceira visitámos Angra do Heroísmo, a mais histórica das cidades dos Açores, e tivemos o prazer de assistir às Festas do Espírito Santo.

Também ficámos a saber que esta ilha tinha, na altura, uma população de 60 mil pessoas e 100 mil vacas.

Regressados ao Continente, no dia 28 de Maio de 2005, realizou-se em Lisboa, no Parque das Nações, a comemoração do 44º. Aniversário da nossa partida para a guerra. Depois de uma visita ao Oceanário de Lisboa, os convivas presentes (59 adultos e 2 crianças) partilharam de um almoço de confraternização servido num restaurante de rodízio.

Continuando na Área Metropolitana de Lisboa e concelhos limítrofes, conforme desejo anteriormente manifestado por muitos camaradas, escolhemos o Concelho de Mafra para comemorar o 45º. Aniversário da data do nosso embarque no navio “Niassa”.

Assim, no dia 28 de Maio de 2006 (Domingo) alguns camaradas e respectivos familiares, totalizando cerca de setenta convivas, concentraram-se na Malveira para almoçar no restaurante “O Gato”, onde tiveram ao dispor um rodízio de gastronomia portuguesa com mais de 60 sabores. Durante o repasto tivemos o ensejo de confraternizar e ouvir o nosso poeta Celestino Coelho dizer um poema escrito de propósito para o evento.

Seguidamente, parte do grupo tomou o caminho de Mafra para uma visita informal às instalações da Escola Prática de Infantaria.

Terminada esta curta resenha, esperamos e desejamos que, num futuro longo e feliz, se continuem a realizar os nossos encontros de confraternização e amizade.