Chegou finalmente o Dia "D" para a CC 115.
Como se pode deduzir das fotos abaixo o moral era bom. Um certo espírito de aventura animava os militares que rumavam para o desconhecido, apesar de agora bastante mais previsível.
As fotografias que se seguem foram tiradas nas Mabubas, pela meia tarde do dia 14 de Junho de 1961, momentos antes da ordem de partida, numa primeira etapa até à Ponte do Lifune, em Anapasso.
Os cinco Oficiais Operacionais da CC 115 e o Médico.
Da esquerda para a direita temos: Alf. Noca (Nobre de Campos), Alf. Lima Barreto, Ten.Cipriano Pinto, Cap. Tomé Falcão, Dr Simões e Alf. Leite de Freitas.
1ª Sec do 3º Pelotão sobre viatura "blindada" a chapa de bidons de 200 litros.
Reconhecem-se: Sarg Guedes, Sold Adelino Alberto, Cabo Patrício, Sold Régua, e o Condutor Sold Vítor Chora, entre outros.
Outro aspecto da coluna e militares descontraídos, aguardando a ordem de marcha nas Mabubas.
Reconhecem-se em 1º plano ao centro: Cabo Bolrão, Alferes Noca, Sold. 1000, Nunes Inácio, Sold Américo Pegado Alves, e à direita o Sold Gasolina joga a derradeira sueca ou lerpa, sei lá, sob a vigilância do Cabo 120.
Outro aspecto da coluna militar, pronta para a partida.
Com este aparato e decisão saimos de Mabubas pelas dezasseis horas e, sem sobressaltos, chegámos a Anapasso já noite cerrada, passando, de imediato para a margem direita do Rio Lifune, onde pernoitámos com vigilância apertada por motivos óbvios. No dia anterior a CC 117 havia avançado até Kuanda Maúa e acampara no sopé do morro, junto à picada que leva a Quicabo, e sob o observação da CC 116, instalada na crista militar do mesmo morro de Kuanda Maúa.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Moral em alta!
As fotos espelham o moral dos oficiais, sargentos e praças da CC 115 e do nível de tonicidade individual e colectivo que os acompanhou rumo ao desconhecido.
Enviar um comentário