segunda-feira, 9 de junho de 2008

CC 115 - Instalação provisória em Luanda



O destino das tropas expedicionárias não era Luanda, mas sim a região norte de Angola, onde os acontecimentos estavam tomando aspectos mais trágicos. Por isso a permanência na cidade foi provisória e passageira, apenas para dar tempo aos necessários preparativos de uma campanha de que não se conheciam bem os contornos, quer em dificuldade, quer em duração.

A CC 115 ficou acantonada num edifício ainda em obras de acabamento e que se destinava a acolher o Liceu Feminino de Luanda, quando estivesse pronto, o que se veio a confirmar posteriormente.
A este propósito diz o Relatório Oficial: "(1) Após o desfile, as tropas foram transportadas em camionetas, pelas ruas da cidade, para as instalações, ainda incompletamente construídas, do Liceu Feminino de Luanda.
Nas vésperas o Liceu fora abandonado pelo BC 96, ficando as CC 107 e 108, que vieram a sair poucos dias depois.
(2)Procedeu-se à distribuição do pessoal pelos alojamentos que, satisfazendo bem, do ponto de vista do arejamento, dispunham de algumas camas para o pessoal."
Deste relatório se conclui que muitos militares não tinham cama e o chão era o melhor que tinham, alem do ar, (bom arejamento), que era de graça...

1 comentário:

MVHorta disse...

À data da sua inauguração, o Liceu Feminino tinha o nome de D.GUIOMAR DE LENCASTRE.
-
(Com a devida vénia: SanzalAngola - Galeria)

Dizem as estudantes de então:
-
Liceu só para raparigas!!!
-
Fui estrear o Liceu em 1961. As aulas nesse ano começaram mais tarde porque estava a servir de
quartel aos primeiros tropas que chegavam de Portugal ...........
-
Se o vissem agora... até se passavam!
-
Politiquices que fiquem para trás!
-
Os rapazes de então diziam: Íamos ver as miudas à saída, esperar as namoradas, anos 60/70!
-
É verdade amigas, eu estudei lá de 1962 a 1971. Que saudades! Costumo dizer aos meus filhos que nunca encontrei aqui nenhum liceu que seja parecido em qualidade, tinha capela, sala de cinema, 2 ginásios com balneários individuais, cantina, biblioteca, laboratórios, sala de música, aqueles bebedouros de água sempre fresquinha, etc. enfim! é bom reviver coisas boas.
................................

LUANDA: O LICEU - MAZENGUE, diz:

Em 1974 quando começaram os confrontros em Luanda o liceu transformou-se em acampamento de desalojados e feridos que vinham dos bairros.
-
Mais tarde:
O D Guiomar de Lencastre foi rebatizado. Agora chama-se NBINGA MBANDI.