quinta-feira, 14 de agosto de 2008

CC 115 - Alteração do Dispositivo do BC 114

Com o avanço das Companhias 116 e 117, respectivamente para Quiptelo e Quissacala, Balacende havia sido desocupado, mas era um ponto importante demais para ficar abandonado, sobretudo devido à sua situação relativamente a várias povoações vizinhas. Além de ser ponto de passagem para Quissacala e com uma ponte importante e vulnerável, fica a meio caminho entre Quixona e Manguia, locais onde já havia sido referenciada a presença do In.
Por tudo isso a CC 115 foi destacada de Quicabo para Balacende, para onde se deslocou em 13 de Agosto, com a missão de garantir a segurança e liberdade de trânsito pela picada recém aberta para Quissacala e proceder à limpeza da região, nomeadamente nas povoações referidas acima.
O 3º Pelotão foi a Balacende, mas regressou a Quicabo como reserva do Cmd/Batalhão.
Em 14, voltou a Balacende em missão de patrulha de reconhecimento, voltando a Quicabo pela tarde. No caminho matámos um veado e duas perdizes.
Em 15 foi dia de descanso em Quicabo, que foi aproveitado para, alem de escrever para as famílias, fazer um almoço melhorado com o veado e as perdizes caçados no dia anterior.

3º Pel da CC 115, preparando o almoço melhorado



Em plena confecção



Noca em Quicabo num dia escuro dos fins de Julho/61



Comendo mamão em Quicabo. Ainda não tinha cortado o cabelo.

1 comentário:

MVHorta disse...

Estas fotos e todas as outras já publicadas marcam indelevelmente a memória colectiva dos combatentes da CC 115.
O NOCA, faz renascer no blog, que narra passo a passo todo um passado de aventuras da "115" por terras de Angola.