sexta-feira, 1 de agosto de 2008

CC 115 - BALACENDE





Mapa da região Quicoche - Balacende



Passados quatro dias em Quicoche, após a grande emboscada das SETE CURVAS, limpa a região e abertos itinerários até Mimbota, período caraterizado por patrulhamento muito intenso entre Quicabo e Sete Curvas/Quicoche, era tempo de continuar rumo ao objectivo principal - Nambuangongo.
Analisada a vulnerabilidade que afectava o pessoal sobre as viaturas, em caso de emboscada, foi decidido que o trajecto até Balacende seria feito com a progressão de grande parte do pessoal apeado, à frente das respectivas viaturas.


Com a CC 115, a pé, na vanguarda, formou-se a grande coluna de viaturas que saiu de Quicoche ao amanhecer do dia 1 de Agosto de 1961. Embora lenta, a progressão fez-se com segurança e sem interrupções, uma vez que a zona por onde se desenrola a picada é uma grande planície de capim alto, com árvores dispersas e não muito altas, o que não permitia a colocação de grandes abatizes.
Pouco depois do meio dia deparava-se-nos a ponte sobre o rio Balacende completamente destruída. Porque o rio tinha pouca água, foi possível abrir uma passagem a vau e transpor o rio, sendo a ponte reconstruída mais tarde.
Um quilómetro depois chegávamos ao sítio que fora a sede da Fazenda Balacende, onde uns restos de ruínas denunciavam o que fora a casa do fazendeiro. Por se tratar de um ponto estratégico favorável, depois de limpo dos entulhos resultantes das casas destruídas, procedeu-se à instalação de um acampamento em moldes já conhecidos: círculo de viaturas viradas para o exterior, com abrigos periféricos para os atiradores, definindo um espaço central seguro contra possíveis ataques.






1 comentário:

MVHorta disse...

Quando chegamos ao rio Balacende e deparámos com a ponte destruída, a viatura "Lança-Chamas" que seguia à retaguarda a queimar o capim, ainda colocou em risco as nossas próprias viaturas, problema que foi resolvido pouco depois.
A preparar a passagem a vau, a fim de transpôr o rio, a buldozer ainda "ameaçou" ficar atolada. Neste momento, o Ten Varela (Engenharia) veio a correr, e atirou umas pedras para debaixo da máquina e para o sítio certo evitando o pior.