quarta-feira, 14 de maio de 2008

Contra o uso e abuso da partícula "ex"

Hoje não tenho matéria especial para postar. O facto de o Primeiro Ministro ter fumado no avião, não me preocupa. Mas apetece-me discorrer sobre expressões que utilizamos, nem sempre da melhor maneira, na minha opinião: refiro-me ao uso e abuso da partícula "ex", quando nos referimos aos postos dos militares camaradas de armas, que andaram na guerra.
Esta expressão entrou na gíria depois do 25 de Abril e começou por se aplicar aos "ex-pides" e pegou de tal maneira que depois se aplicou a tudo quanto tinha sido passado.
Ora, eu não renego o meu passado, isto é, eu sou tudo o que já fui e o que sou agora. Portanto, de acordo com este princípio, nunca utilizarei, a não ser por distracção, a expressão "ex" quando me referir a qualquer dos meus camaradas da guerra.

Sem comentários: